Sacramental


Por Widson José

ENSINAMENTOS SOBRE A IGREJA CATÓLICA

EXORTAÇÃO: É necessário conhecimento sobre a Santa Igreja, para que não tornes um ser ignorante por falta do pleno conhecimento, é necessário à busca dia após dia para que possa ser verdadeiro fiel católico, temente e consciente da Santa Doutrina.

Não somos gerados pela boca do divisor, somos gerados no ventre da Imaculada, a Mãe de Deus, a Mãe de todas as criaturas.

Não somos formados por opiniões próprias e não somos formados por qualquer maneira, somos o exercito de Deus, com a unção do Espirito Santo, somos a geração pela qual Maria está em ordem de batalha. Não proclameis verdades acháveis, mas sim verdades comprovadas.

ENSINAMENTOS DOS SACRAMENTAIS

1.0- O QUE É UM SACRAMENTAL?

       Para temos um conhecimento mais amplo sobre o assunto vamos nos sintonizar sobre o significado do sacramental através do conhecimento civil (adjetivo de dois gêneros)1.relativo ao sacramento; que participa do sacramento.2.pronunciado na consagração ou administração de um sacramento (diz-se de palavra).3 p.ext. pronunciado em ocasiões oficiais, solenes (diz-se de palavra ou frase)."elogios s."4.fig. imposto pelo costume, pela prática; consuetudinário, costumeiro, habitual; obrigatório. "hora s. do jantar" 5. (substantivo masculino)rito sacro instituído pela Igreja católica, para fins espirituais. ¨Origem¨ ETIM = sacramento + -al.
Aprenderemos agora sobre o significado do Sacramental no conhecimento religioso
O Catecismo da Igreja ensina que:
“Chamamos de sacramentais os sinais sagrados instituídos pela Igreja, cujo objetivo é preparar os homens para receber o fruto dos Sacramentos e santificar as diferentes circunstâncias da vida. Entre os sacramentais, ocupam lugar as bênçãos. Compreendem ao mesmo tempo o louvor a Deus por suas obras e seus dons e a intercessão da Igreja, a fim de que os homens possam fazer uso dons de Deus segundo o espírito do Evangelho” (S1677/8).
       A palavra sacramental significa “algo semelhante a um sacramento”, mas há uma grande diferença entre um e outro. Os sacramentos (batismo, crisma, eucaristia, confissão, unção dos enfermos, ordem e matrimônio) foram instituídos diretamente por Jesus Cristo para dar a graça santificante às nossas almas. Por meio deles, obtemos a graça santificante que apaga o pecado ou, então, aumentamos a graça que já possuímos. Já os sacramentais não conferem a graça em si, à maneira dos sacramentos, mas são caminhos que conduzem a ela, ajudando a santificar as diferentes circunstâncias da vida. Os sacramentais despertam nos cristãos sentimentos de amor e de fé.
Como exemplos de sacramentais temos as bênçãos (de lugares, de pessoas, de objetos…), a água benta, a cruz, as velas, as medalhas, o escapulário…

1.1- PARA QUE SERVE UM SACRAMENTAL?
O objetivo dos sacramentais é consagrar toda a vida do homem a Deus e também o seu ambiente de vida, para que ele esteja livre dos perigos e voltado sempre para Deus, livrando-os sempre dos pecados.
Portanto, quando usamos com devoção um sacramental – como por exemplo a água benta ou a medalha de São Bento – colocamo-nos sob a ampla proteção da Igreja. Mas essa ação da Igreja só será eficaz se nos dispusermos a aceitar o amor da Providência divina e a consciência de nossa total dependência de Deus. Esta é a dupla raiz da eficácia dos sacramentais: a oração da Igreja e a disposição interior de quem os usa.

1.2- O SACRAMENTAL ME LEVA PARA O CÉU?
Os sacramentais são sinais sagrados, de dois tipos: objetos (medalhas, crucifixos, rosário, escapulário…), e orações, presentes nas bênçãos (alimentos, oficinas, casas, carros, imagens, máquinas, campos, doentes, etc.), nas consagrações (igreja, altar, cálice, Abade, Virgem, criança após o Batismo, esposa, esposo…) e nos exorcismos.
Não se pode exagerar o valor do sacramental, como se fosse um rito mágico ou um amuleto, superstição ou fanatismo. Por outro lado, não se pode desprezar o seu valor, pois o Concílio Vaticano II reafirmou o seu valor e a sua necessidade.

O homem é o representante de Deus no mundo, e deve dominá-lo pela técnica e pelo trabalho. Os sacramentais o protegem do mal e não o deixam colocar Deus em segundo lugar. O povo gosta dos sacramentais; quando a Igreja não os dá ao povo, este corre o sério risco de buscar as superstições, amuletos, benzedeiras etc.

 1.3-O SACRAMENTAL É OBRA DIVINA?

A eficácia santificadora dos sacramentais é diferente dos Sacramentos. Ela tem a sua força na oração da Igreja e das disposições da pessoa que recebe ou utiliza o sacramental. Esta eficácia é chamada de ex opere operantes Ecclesiae, depende da fé e da devoção do ministro e do fiel, pois é ação de Cristo (ex opere operato).

O Catecismo da Igreja Católica assim dispõe sobre os Sacramentais:
§1667 – A Santa Mãe Igreja instituiu os sacramentais, que são sinais sagrados por meio dos quais, imitando de algum modo os sacramentos, se significam e se obtêm, pela oração da Igreja, efeitos principalmente de ordem espiritual. Por meio deles, dispõem-se os homens para a recepção do principal efeito dos sacramentos e são santificadas as várias circunstâncias da vida. (II Concílio do Vaticano, Const. Sacrosanctum Concilium, 60: AAS 56 (1964) 116: cf. CIC can. 1166; CCEO can. 867)

Nenhum comentário:

MANDE UM E-MAIL COM SUAS SUGESTÕES DE TEXTO

segredocerto7@gmail.com