Homilia 20-01

HOMILIA-TEMPO COMUM

 20 de Janeiro- Sábado da 2ª Semana do Tempo Comum
Memória Litúrgica de São Sebastião
  “Dai-nos, ó Deus, o espírito de fortaleza para que, sustentados pelo exemplo de são Sebastião, vosso glorioso mártir, possamos aprender com ele a obedecer mais a vós do que aos homens.” (Cf. Oração do Dia).

         A Liturgia de hoje proporcionada pelo Segundo Livro de Samuel, leitura do dia corrente, nos transmite a mensagem que a bondade sempre ocupa lugar num coração nobre.
         Saul e Jônatas não retornam do acampamento e um homem vem até Davi anunciar a morte deles. Davi mostra um coração bondoso, esquece todo mal recebido, não proclama palavras de perdão, mas as palavras proclamadas tem valor muito maior: revelam estima, carinho imenso e afeto sincero. Davi sofre pela perda de Saul e Jônatas.
         O evangelho escrito por São Marcos narra o apego familiar com aquele que é chamado por Deus, à família e parentes de Jesus ficam impressionados com as suas atividades extenuantes e com as afirmações misteriosas que fazia de que devia se entregar totalmente às exigências de Deus.
         É assim que a Igreja enxerga o vocacionado, ele deve entregar-se inteiramente a Igreja, a sua vocação. Muitos vocacionados desistem da sua vocação devido ao apego a família, por medo de perder a família evita a dedicação completa a Deus. Quando os familiares não compreendem a missão de um servo, o sofrimento se torna bem maior.  Temos ciência que muitas vocações sacerdotais e religiosas e tantas outras atividades são frustradas devido aos empecilhos provindos dos próprios familiares. São poucos que rompem os laços familiares para criar vínculos pastorais, mas são esses que se edificam na vida vocacional.
         Peçamos de maneira especial pelos vocacionados para que estejam dispostos a abrirem mão dos laços afetivos para se entregar a Igreja.
         Hoje também celebramos a memória litúrgica de São Sebastião, defensor da Santa Igreja, que nós a exemplo de São Sebastião tenhamos a ousadia e a audácia de defender a nossa fé, que não sujeitemos esconder a nossa espiritualidade por medo ou fraqueza.

“O Senhor te abençoe e te guarde.” Nm 6,24
Widson José

Nenhum comentário:

MANDE UM E-MAIL COM SUAS SUGESTÕES DE TEXTO

segredocerto7@gmail.com